fbpx

QUAIS SÃO AS EMOÇÕES OCULTAS

As emoções ocultas são as seguintes segundo Paul Ekman:

Alegria, Medo, Tristeza, Raiva, Nojo, Desprezo e Espanto.

O estresse aumenta cada dia mais pelo fato de não termos permissão de manifestar essas emoções.

Se observarmos muito pouco expressamos a nossa “alegria”, pelo fato dela não poder ser manifestada de qualquer forma, a qualquer hora. Nós passamos a nossa vida toda em busca da “felicidade” e Não temos permissão para sermos alegres. Mas podemos fazer qualquer coisa, qualquer coisa mesmo, para sermos felizes. Quem já encontrou a “Felicidade”? Mas se eu perguntar quem já sentiu alegria, não faltará quem garanta que já.

 

Quando alguém ousa dizer que está com medo, alguém imediatamente já vem com conselhos para deixar disso. Tentam de todas as formas fazer com que não tenhamos esse sentimento tão feio. Mas você pode dizer aos quatro cantos do mundo que você tem pânico, ansiedade, medo jamais.

 

 

Se você inventar de dizer que está triste, não lhe faltará pessoas para ajudar você a sair da tristeza. Mas se você dizer que está deprimido, melancólico, mórbido, as pessoas nem sabem o que fazer para te ajudar, elas tem até dificuldades para lhe fazer uma visita.

 

 

Se arrisca dizer para alguém que você está com raiva, e tentar manifestá-la de alguma forma, logo alguém vai lhe sugerir um sossega leão para você amansar. Mas você pode ter comportamentos agressivos, irritação, ficar furioso, histeria, transtornado, em relação a esses comportamentos e sentimentos, todos respeitam porque entendem a situação que você está passando.

 

 

E o que falar do nojo, imagina você mostrar que está sentindo asco, nojo de algo ou de alguém, isso é anti social, precisamos aprender a controlar isso para não causar má impressão ou gerar desconforto para as pessoas. O preço dessa delicadeza com as pessoas é o número de pessoas se sentindo culpadas, sem desejo de viver, se sentindo sem escolhas. Resultado disso: auto mutilações, tentativas de suicídio, transtornos obsessivos compulsivos, bruxismos, e problemas financeiros. Para essas coisas dizemos muitas vezes que as pessoas são incapazes e fracas.

Imagina que seja possível aceitar que alguém despreze alguém ou algo, isso é inadmissível. Mas ignorar as coisas, ser apático, insensível, desconectado, pessimista, destrutivo, isso pode.

O espanto é praticamente vergonhoso, é como se você fosse ignorante. Temos até vergonha demonstrarmos que estamos espantado com algo. Mas podemos mostrar para as pessoas que somos curiosos, a curiosidade é sinal de interesse, mas quando passa do ponto chamamos essas pessoas de sem noção, invasiva. Em relação a esses sentimentos toda a população mundial aceita.

 

 

Tudo isso que falamos até agora vai fazendo com que o corpo funcione mal, se não permitimos a manifestação das emoções básicas. A solução para isso é admitir que temos essas emoções e liberar esta energia estagnada por não ter podido manifestar o que se estava sentindo no passado. Quando fazemos isso permitimos que o corpo possa ter uma remissão espontânea dessas enfermidades, e se auto cure.

 

Artigos Relacionados