fbpx

16. A RESPOSTA QUE VOCÊ RECEBE É O SIGNIFICADO DA COMUNICAÇÃO

Quem quer se comunicar tem a responsabilidade de se fazer entender.

Geralmente reclamamos que as pessoas não compreendem a mensagem que passamos, e que sempre existe falha na comunicação. Nós que queremos o resultado, somos os responsáveis pela compreensão da mensagem. Devemos reconhecer o canal de comunicação do nosso interlocutor e falar nesse canal.

A grande maioria das vezes estamos falando a mesma coisa, mas como utilizamos canais diferente usamos a expressão “parece que estou falando grego”.
O que você está recebendo de resposta das pessoas é o significado da sua comunicação.

Quando falamos em significados da comunicação atribuímos à intenção do comunicador. O fato de ter uma boa intenção quando comunico algo, não garante que o outro irá compreender como eu gostaria, se o retorno da comunicação está longe do que eu gostaria devo avaliar o que tenho falado e como tenho me expressado e mudar a forma até que alcance que a mensagem está sendo transmitida.

Dado que a qualidade da comunicação não pode ser medida de acordo com as Intenções de quem se comunica, a única maneira de avaliar a qualidade do processo de comunicação é através dos resultados.

Artigos Relacionados